Detalhe
Vamos entrar agora na ficha Detalhe: o estado do ativo fixo é gerido automaticamente pelo ERP em relação as operações associadas com o ativo fixo e não vai forçado. A data de início atividade, proposta como data atual, é a data que o ativo fixo é efetivamente entrado em utilização na sociedade: só a partir dessa data vai ser possível amortizar o ativo fixo. A data de fim atividade normalmente não é estabelecida se não em casos particulares para bloquear o cálculo da amortização e não visualizar mais o ativo fixo com livro artigos fixos: na gestão normal, no completamento da amortização restante o ativo fixo não vai ser mais amortizado. As datas sucessivas relativas as garantias não tem uma gestão específica: há campos a disposição para memorizar esses elementos.
No campo Ativo fixo é reportado automaticamente a subconta patrimonial de referência para a categoria ativo fixo selecionada; o sucessivo código do fornecedor não é gerido automaticamente pelo programa, por que os fornecedores e os clientes de referência das várias operações vão ser indicados especificamente dentro desses. A subconta industrial se refere em detalhe do plano das contas industriais, normalmente não utilizado.
Localização e Matrícula são um dos campos textuais livres, onde anotar a localização e a matrícula do ativo fixo; o código empregado pode permitir memorizar o sujeito que tem em utilização o ativo fixo.
Em relação as impostações dos parâmetros, pode ser visível além disso uma porcentagem de amortização civil 'personalizada' para cada ativo fixo, a utilizar em via prioritária em relação aquela da categoria de pertence como também a unidade de medida para as quantidades valorizadas na ficha ativo fixo.
No campo **Deducibilidade **se pode associar para cada ativo fixo o seu tipo prioritário de deducibilidade fiscal dos próprios amortizações.
A seção dos Centros de custo/encomendas de venda se ativa só uma vez salvado o registro do ativo: permite atribuir uma estrutura porcentagem de valorização automática das amortizações aos vários centros de custo/encomendas de venda definidas na sociedade.
Estão também presentes uma série de caixa de seleção:
O default do ativo fixo Em utilização (se o flag não é presente, o ativo fixo não vai poder ser amortizado), o estado do ativo fixo utilizado (se o flag é estabelecido, a amortização adiantada vai ser aplicada só para o primeiro ano de compra e o flag Amortização primeiro ano não vai ter o efeito, portanto as porcentagens de aplicação das amortizações do primeiro ano não vão ser divididas);
Em manutenção significa que o ativo fixo vai ser calculado na imprensa de manutenção;
Cessado é uma flag ativo só para categorias ativos fixos imateriais e serve a excluir a imprensa do livro ativo fixo se o valor patrimonial é estornado pelo balanço (amortização direta na conta e não no fundo);
Amort. total permite atribuir ao ativo fixo a amortização do 100% diretamente no primeiro ano: no salvamento do ativo fixo ERP vai ser efetuada um controle de modo adequado dessa impostação em relação o limite estabelecido na categoria ativo fixo, vai ser visível o estado do ativo fixo imprimido ou não, que vai indicar a não modificabilidade das referências do cabeçalho do ativo fixo se esse já foi inserido numa imprensa definitiva do livro ativos fixos amortizáveis;
Para concluir, os flag** Medidor de receita** e Estudos do setor servem para identificar os ativos fixos a considerar para essas execuções fiscais.
RIBBON BAR: representa o menu do módulo em questão, ou seja, a área na qual efetuar algumas ações. A lista de possíveis funcionalidades é sucessivamente representada:
RibbonFunction | RibbonMeaning |
---|---|
Salvar | Salva o ativo fixo, obrigatório para atribuir um número ao ativo fixo e ativar os vários tab. |
Documentos | Gestão do armazenamento documental associado a máscara em uso. |