Gestão ativos fixos
Na máscara de Gestão ativos fixos o primeiro campo é a impostação da 'Categoria ativo fixo de pertence' para depois normalmente definir que o ativo fixo é de propriedade como proposto de default: são previstos também os ativos fixos do leasing e do aluguel, que são enumerados separadamente dos outros e não terminam nas imprensas do livro ativo fixos amortizáveis. Essa gestão permite simular o cálculo das amortizações de fim de ano para a comparação do cânone de leasing pago para o cálculo dos impostos. Se o ativo fixo não for de propriedade vai ser possível inserir qualquer nota de referência ao contrato relativo.
Sucessivamente, pode-se atribuir ao ativo fixo um pré-código na sua numeração (atribuída no momento do salvamento): se não foi inserido, a numeração proposta vai ser única em todos os ativos fixos da sociedade/divisão ativa automaticamente no campo sucessivo, senão, poderia se referir a um pré-código particular que normalmente delinea o código da categoria ativo fixo de pertença. Depois do 'Número ativo fixo' está presente a 'Descrição do ativo fixo', que vai ser visualizada e reportada em várias imprensas e procedimentos do módulo. O campo divisão pode ser estabelecido unicamente no momento da inserção do novo ativo fixo, e não vai mais poder ser modificado.
Em relação das impostações das categorias ativos fixos e dos parâmetros do módulo, pode ser visível também o tipo de amortização objetiva atribuído ao ativo fixo, com eventualmente, uma porcentagem específica a utilizar para o mesmo ativo fixo no lugar do padrão do tipo.